São João festa junina óleo sobre tela - Yole Travassos
E, tudo começou, quando há muito tempo atrás a noite de 23 para 24 de junho era o solstício do verão aqui no hemisfério norte. Hoje o solstício é na noite de 21 para 22 de junho, pois houve mudança de calendário. Na época dos romanos eram festas com danças ao redor de uma fogueira, onde eram queimadas ervas aromáticas, e no final, tomava-se banhos matinais nas águas do rio. Mas com o tempo a Igreja Cristã, praticando o já velho conhecido sincretismo religioso, cristianizou a festa pagã, tornando-a a festa do Santo do dia, São João Batista, cujo nascimento é comemorado em 24 de junho.Junho, portanto, é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.
O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.



VIVA SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO
Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/junina.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Que alegria ter você aqui...entre...entre...se acomode aqui ao meu lado...vamos tomar uma xícara de chá? ou café, se preferir...estou feliz que tenha vindo! Você e sua Alma encantadora!
Sinta-se em casa...e, sempre que quiser...
APAREÇA!
Sua presença ilumina meu dia.
Volte sempre!!